NOVEDADES

Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) tese de doutorado Irmã Helena Corazza (FSP)

Temos incorporados na biblioteca a tese de doutorado de Irmã Helena Corazza, realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), procurou comprovar que o Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), um projeto iniciado em 1982, que se dedica a formar lideranças pastorais e culturais mediante cursos livres, sistemáticos e publicações, foi decisivo para a emergência da teoria e prática educomunicativa e sua consolidação junto ao segmento da Pastoral da Comunicação no Brasil. O objetivo geral foi pesquisar a Educomunicação na formação para a comunicação de agentes pastorais e educativos a partir do espaço não formal. Há que se destacar que o diálogo da Educomunicação e da formação pastoral se dá no contexto da cultura midiática, em que pela introdução das diferentes tecnologias, novas linguagens são incorporadas ao cotidiano das pessoas no ambiente pastoral, influenciando e desafiando as práticas na evangelização. Os referenciais que serviram de arcabouço teórico para a tese apoiam-se em pesquisadores da Educomunicação, dos Estudos Culturais lationamericanos e da Igreja Católica na abordagem da Pastoral da Comunicação. A pesquisa empírica realizou-se no SEPAC por meio do exame de publicações, monografias elaboradas pelos cursistas da Especialização e por meio de questionários enviados aos mesmos com o objetivo de verificar a experiência realizada, a metodologia e a continuidade em projetos de intervenção, uma vez que a formação integrada compreende reflexão e ação no campo da Educomunicação Pastoral.  


Consejo Episcopal Latinoamericano | Dirección: Carrera 5 Nº 118 - 31 - Bogotá D.C, Colombia | Teléfonos: (57) (1) 507 97 10 - Fax: (57) (1) 587 97 17 | E-mail: mapasdecomunicacion@celam.org